Os neologismos são novas palavras criadas a partir de diferentes processos. Eles surgem quando é preciso preencher lacunas momentâneas ou permanentes acerca de um novo conceito ou denominação. Haja vista que a língua é viva e mutável, existe a possibilidade da criação de novas palavras pelos falantes e com o passar do tempo esses novos termos são dicionarizados. Enquanto novas palavras surgem outras acabam caindo em desuso, os chamados arcaísmos.

Fonte: RTS

Temos, dessa forma, uma vasta possibilidade de tipos de neologismo. Um deles é o chamado neologismo técnico ou científico, que é aquele que a ciência cria partindo de nomes dados a novos aparelhos, máquinas e conceitos. Há também o caso do neologismo literário, que consiste na criação de novas palavras pelos escritores. Um clássico exemplo desse tipo de neologismo é o poema Neologismo, de Manuel Bandeira:

Aqui temos a construção de um novo verbo concebido para descrever o sentimento do eulirico em relação a sua amada chamada Teodora. Esse verbo pode ser considerado um neologismo, ele segue a estrutura de um verbo no infinitivo de primeira conjugação – terminação em AR – e é conjugado em primeira pessoa do singular – eu – para exteriorizar o sentir do poeta. É uma construção singular e bastante interessante para compreendermos a formulação do neologismo. Tratando-se da formação e formulação dessas unidades lexicais temos uma classificação específica que considera algumas particularidades de cada neologismo:

  • Semântico: é a palavra que já existe no léxico e passa a ter um novo significado, por exemplo: “Estou a fim do Eduardo” (com o sentido de estar interessada em relacionar-se amorosamente);
  • Lexical: é a criação de uma nova palavra, por exemplo, “internetês” (linguagem da internet utilizada principalmente por jovens);
  • Sintático: construção sintática que adquire um significado particular, por exemplo: “Me deu na telha” (tive vontade de fazer alguma coisa).

Conforme essa classificação, o poema de Manuel Bandeira, em específico o vocábulo teadorar, se encaixa na classificação de neologismo semântico, pois é a criação de uma nova palavra, de um novo verbo no caso. No nosso dia-a-dia encontramos uma série de neologismos presentes e bastante utilizados. Você conhece algum? Deixa aqui pra gente nos comentários quais são e qual você acha que é a classificação que eles têm!  

Professora Ana Laura

Ana Laura é professora de Espanhol, Português e Redação na Nautae. É mestra em História Pública pela UNESPAR e licenciada em Letras-Português pela UEM, onde também fez o curso de Língua Espanhola avançada pelo Instituto de Línguas. Atualmente, cursa pós-graduação em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Estácio de Sá.

Deixe seu comentário