O chamado Dia da mentira aqui no Brasil, em inglês se chama “April Fools’ Day” (Dia dos bobos de abril) e é comemorado ao redor do mundo, mas principalmente no ocidente. No post de hoje, falaremos um pouco sobre como essa data é “comemorada” na Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América e França.
Aprilscherz na Alemanha
Na Alemanha, no dia primeiro de abril, comemora-se o chamado Aprilscherz, literalmente, “piada de abril”. A data já era bem conhecida desde o século 19 e o dia 1/04 já era considerado um dia de azar desde a antiguidade. A comemoração alemã é parecida com a nossa: histórias incabíveis e exageradas são contadas, inclusive na mídia, causando espanto naqueles que inocentemente acreditarem.
Día de los Santos Inocentes na Espanha
Na Espanha o 1º de abril não é comemorado, contudo, eles possuem o que chamam de “Dia dos santos inocentes”, que é muito semelhante ao nosso Dia da mentira. A data é comemorada na época de natal, mais especificamente, no dia 28 de dezembro, e os espanhóis costumam fazer piadas e pegadinhas na data. Uma das mais famosas piadas (ou inocentada, como chamam) consiste em colar um papel cortado em formato de criança nas costas de alguém.

April Fools’ Day nos Estados Unidos da América
A comemoração norte-americana é uma das mais famosas e populares, comemorada em mesma data e de forma semelhante a do Brasil. Os estadunidenses também chamam a data de All Fools’ Day, e aproveitam o dia 1/04 para pregar pegadinhas e contar histórias falsas aos amigos. A mídia americana também entra na brincadeira, divulgando notícias falsas que são desmentidas posteriormente. O costume no país veio da Grã-Bretanha.
Poisson d’avril na França
Especula-se que as pegadinhas de primeiro de abril começaram na França, em 1582, quando o país trocou o Calendário Juliano pelo Calendário Gregoriano. No calendário antigo, o ano começava com o equinócio de primavera, no dia 1/04; no Gregoriano, o ano novo passou a ser no dia 1/01. Aqueles que demoraram a saber ou se acostumar com as novas datas e continuaram a comemorar o ano novo em abril, se tornaram alvo de zombaria, incluindo colar um papel cortado em formado de peixe em suas costas, simbolizando um peixe jovem e facilmente enganado. Assim, eles eram chamados de poisson d’avril, literalmente, “peixe de abril“. Atualmente, a tradição persiste em terras francesas, incluindo piadas, pegadinhas e – é claro – o peixe colado nas costas.

Referências

Jéssica é pedagoga e professora de inglês na Nautae. É mestra em Ensino pela UNESPAR e licenciada em Filosofia pela UEM. Atualmente é doutoranda em Estudos Linguísticos pela UEM e cursa Letras Português/Inglês pela mesma instituição.