Quando pensamos em animes logo nos vem à mente a imagem de personagens com olhos grandes e marcantes, cabelos coloridos e espetados e também automaticamente a ideia da construção de um universo relacionado ao infantil e ao juvenil. Entretanto, a temática, público e estética desse tipo de animação é bastante variada. Hoje, em específico, vamos abordar um anime que pode ser considerado adulto, dado as cenas de violência e temática no geral.

Kuroshitsuji (黒執事 lit. “O Mordomo Negro”, “O Mordomo Sombrio”) é um anime baseado no mangá escrito e ilustrado por Yana Toboso. A série é ambientada no período vitoriano e retrata Sebastian Michaellis, um demônio que serve como mordomo a Ciel Phantomhive, de treze anos, chefe da nobre família Phantomhive que a séculos presta serviços para a rainha da Inglaterra, além de gerir uma empresa internacional de doces e brinquedos.

Sebastian e Ciel – Fonte: WallUp

No enredo, os pais de Ciel (conde Vicent e sua esposa, Rachel Phantomhive) foram assassinados sem nenhuma pista do autor do crime, além de terem a mansão da família destruída. Para piorar a situação da criança, ele foi sequestrado por uma sociedade satanista que o torturou por meses.

Durante esse tempo de tortura e sofrimento, seu ódio pelos torturadores foi aumentando, até que ele conseguiu um contrato com o demônio Sebastian, que, desde então, passa a ser seu mordomo, seguindo suas ordens até a realização de sua vingança em troca da alma de Ciel.

Tendo em vista que ambientação é feita em um contexto histórico de grande destaque, apontaremos em seguida um pouco sobre a Era Vitoriana. Além disso abordaremos em seguida a temática do gótico no anime Black Butler.

A Era Vitoriana

O período vitoriano (1837-1901) teve seu início marcado com a ascensão da rainha Alexandrina Vitória ao trono após a morte de seu tio Guilherme IV. Foi um período de grandes transformações econômicas, políticas e culturais. Foi consolidada a supremacia inglesa nos mares, pela conquista de colônias na África e na Ásia, aumento de indústrias e estímulo às artes.

No princípio do governo, especificamente em 1839, ocorreu a Primeira Guerra do Ópio. Na Inglaterra existia uma forte cultura relacionada ao consumo da substância tanto para fins medicinais quanto para a exploração. Por esse segundo motivo, guerras foram travadas e as consequências foram devastadoras. No anime de Black Butler é retratado com naturalidade o consumo dessa substância nas casas de ópio e também por Lau, um chinês da máfia de Xangai.

Fonte: Amino

Além da questão das guerras no início do período vitoriano, temos a Revolução Industrial que alavancou o sistema capitalista no qual o liberalismo, a acumulação de capital e o desenvolvimento tecnológico foram fatores fundamentais para sua consolidação. A Inglaterra do século XIX tornou-se a oficina do mundo. A produção das fábricas inglesas era maior do que a de qualquer outro país. Isso é retratado também no anime, tanto na fábrica da família Phantomhive quanto na disposição urbana de Londres

Fonte: AniSearch

O período vitoriano foi de relativa prosperidade para o povo britânico, também conhecido como Pax Britannica, com os lucros adquiridos a partir da expansão e domínio do Império Britânico no exterior, bem como o auge e consolidação da Revolução Industrial e o surgimento de novas invenções. Além disso, o romance gótico despontou e foi um grande sucesso nesse período

O gótico no anime Black Butler

Ressaltaremos aqui um pouco sobre as influências do romance gótico inglês no anime Black Butler. Esse tipo de literatura tem uma manifestação híbrida entre o romanesco e o romance, onde é comum uma atmosfera de terror e mistério, uma vez que representam de certa forma uma volta a um passado feudal que foi resultado de dilemas culturais que surgiram na Inglaterra a partir da metade final do século XVIII. Costuma-se destacar, como algumas das principais características desse tipo de literatura, os cenários medievais (castelos, igrejas, cemitérios, florestas, ruínas), os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, os criados), os temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições). Essas características aparecem de maneira recorrente também no anime Black Butler.

Fonte: Black Butler – episódio 1
Fonte: Black Butler – episódio 1
Fonte: Black Butler – episódio 7

O gótico surge para perturbar a superfície calma do realismo e encenar os medos e temores que rondavam a nascente sociedade burguesa. Uma literatura de alguma forma envolvida socialmente, mas caracterizada pela presença do horrível, do insano, da noite, do sobrenatural, da morte e do terror. Black Butler tem êxito em nos imergir nessa atmosfera tão característica nos colocando a par de uma narrativa cheia de reviravoltas impressionantes. Os animes são um universo de possibilidades a serem exploradas. Aventure-se e aprenda muitos conteúdos de forma contextualizada e interessante!

Fonte

MATTOS, Vanessa Müller Mattos. O vitoriano no anime Kuroshitsuji.

Professora Ana Laura

Ana Laura é professora de Espanhol, Português e Redação na Nautae. É mestra em História Pública pela UNESPAR e licenciada em Letras-Português pela UEM, onde também fez o curso de Língua Espanhola avançada pelo Instituto de Línguas. Atualmente, cursa pós-graduação em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Estácio de Sá.

Deixe seu comentário