Nesse vídeo, as professoras Ana e Carol bateram um papo sobre o anime Demon Slayer e o que a Física tem a ver com isso!
Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) é um anime que retrata a história de Tanjiro Kamado, jovem vendedor de carvão que tem sua família massacrada por onis (criaturas provenientes da mitologia japonesa que possuem um caráter humanoide e monstruoso) deixando um rastro de sangue e apenas uma sobrevivente: Nezuko, a irmã de nosso querido protagonista.

A história é ambientada no Período Taisho (1912 – 1926), momento em que o Japão se encontrava em meio de uma série de problemas políticos e econômicos e ao mesmo tempo se abria para o comércio e influência do Ocidente. A ambientação de tal período histórico é feita com maestria durante toda a primeira temporada do anime e do filme Demon Slayer: trem infinito (Kimetsu no Yaiba: Kyōdai no Kizuna).
O vestuário dos personagens ao mesmo tempo que é marcado por influências europeias, como no caso do terno com gravata que o principal antagonista, Kibutsuji Muzan, aparece vestindo; como também traz um ar bastante tradicional relativo às indumentárias dos Caçadores de Onis, que são influenciadas pelos uniformes militares japoneses da época.


Outro elemento tradicional japonês que aparece na história são as máscaras com referências a youkais. Esses podem ser descritos como uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês que inclui o oni (ogro, monstro), a kitsune (raposa) e a yuki-onna (mulher da neve). A máscara de kitsune utilizada por Tanjiro é um elemento importante, pois foi dada por seu mestre, Sakonji Urokodaki, para afastar a má sorte e também como uma maneira de incorporar em seu pupilo as habilidades da raposa como a agilidade e a sabedoria. A máscara que Urokodaki usa também tem um caráter que remete ao sobrenatural. A máscara de tengu, ser de pele avermelhada e nariz comprido, é conhecida como atrativa da boa sorte. Além disso o tengu é conhecido como o guardião da montanha, uma ambientação frequente dentro da animação, tanto no período que Tanjiro passa treinando quanto no que é retratado com sua família.



O monte Kumotori, na cidade de Okutama, é supostamente o lar de Tanjiro em Demon Slayer. Um fato curioso e preocupante é que muitos fãs estão tentando fazer a escalada, porém de uma maneira completamente despreparada. É importante ter em mente que o corpo, em condições adversas como essa, pode sofrer alguns efeitos biológicos como dores de cabeça, náusea e dificuldade de respirar. Isso ocorre porque em grandes diferenças de altitude há uma diminuição de pressão atmosférica (P=F/A) tornando o ar mais rarefeito, ou seja, a disponibilidade de oxigênio diminui.

Fonte: Shigoto
A temática da respiração perpassa todo o anime na medida que é uma das habilidades principais a ser dominada tanto para a execução dos golpes quanto para aspectos de controle de sangramentos, como o trazido no filme Demon Slayer: trem infinito. A respiração diafragmática é considerada a mais benéfica para o ser humano. Quando inspiramos, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais se contraem, ocasionando aumento do tórax e redução da pressão dentro do tórax. Na expiração, o diafragma faz papel inverso.
As respirações do anime são inspiradas em técnicas budistas e do yoga como a respiração do fogo – Bastrika Pranayama. Essa técnica de respiração consiste em respirar de forma gentil (para quem é iniciante) e profunda pelo nariz, até encher os pulmões, e expirar com força expelindo o ar todo. A expiração também é realizada pelo nariz e o abdômen fica contraído até a coluna, fazendo um estímulo no diafragma.
A denominada respiração de concentração total no anime se assemelha bastante a um tipo de respiração realizada por profissionais que realizam atividades bastante estressantes, pode receber o nome de respiração em caixa ou quadrada também. Nesta técnica, entre cada inspiração e expiração é necessário fazer uma pausa. Para isto, é preciso inspirar pelo nariz contando lentamente até quatro, depois segurar o ar nos pulmões por mais quatro segundos. Em seguida, é só expirar lentamente pela boca por quatro segundos e, após esvaziar o ar, manter assim por mais quatro segundos.


Outro tópico bastante marcado em Demon Slayer e também em outros animes como Gintama, Vagabond e Bleach são os armamentos, as katanas. Importante fato é que durante o período Meiji, no ano de 1871, o daishô (conjunto de espadas) foi abolido, fazendo com que os samurais não precisassem mais usá-lo. Cinco anos depois, o uso da espada foi proibido em público e os samurais acabaram sendo abolidos nos anos seguintes. Dessa forma, é compreensível a estranheza causada nas pessoas e a perseguição da polícia ao avistarem Tanjiro e seus amigos portando tal armamento, como mostrado em Demon Slayer: trem infinito.



Outro fato curioso é que muitos ferreiros que antes fabricavam katanas passaram a confeccionar facas devido à proibição de uso. A família Komiya, desde 1786 até atualmente, é uma das últimas a empregarem as técnicas de confecção manual de katanas. A feitura de uma katana passa por diversas etapas: primeiramente é forjado o aço tamahagane, que é o resultado do aquecimento em alta temperatura de areia, ferro e carvão em um tradicional forno de tatara. Depois, para remover impurezas, o metal é aquecido, golpeado e resfriado diversas vezes. Em seguida a lâmina é revestida com uma mistura de argila e pedra e vai ao forno sendo aquecida a uma temperatura de até 800 ºC. Por fim, a lâmina é mergulhada em água dando uma curvatura característica.

Fonte: Wikit

Fonte: Mundo Nippo
Demon Slayer é um anime repleto de lutas eletrizantes, cenas tocantes e divertidas e em meio a esse universo conseguimos encontrar também um pouco de Física. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o prazer em te responder! Nos vemos na próxima.
Fontes:
História do Japão – Mundo Nipo

Ana Laura é professora de Espanhol, Português e Redação na Nautae. É mestra em História Pública pela UNESPAR e licenciada em Letras-Português pela UEM, onde também fez o curso de Língua Espanhola avançada pelo Instituto de Línguas. Atualmente, cursa pós-graduação em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Estácio de Sá.

Caroline é professora de Matemática, Física e Química na Nautae. Tem graduação e MBA em Engenharia Química pela UEM e atualmente cursa Licenciatura em Física pela mesma instituição.
4 Comentários
Jessica
Amei!!! Quero mais conteúdo de cultura pop!!! 🤓♥️♥️♥️
Nautae
Fique de olho que sempre estamos trazendo esse tipo de conteúdo!! 😁
Ana
Ameiii!!
Nautae
Muito obrigada! 😍